Canoagem de mar na Arrábida

Organização:  Obeta e Vertente Natural

Quando:  19/08/2006

Relatório:

 

Caros amigos,


A Obeta, em colaboração com a empresa Vertente Natural realizou um passeio de Kayak de mar na Arrábida, em pleno verão.

Partimos do porto de Sesimbra, junto ao centro de mergulho, logo pela manhã.  O tempo estava formidável;  um típico dia de verão, com calor e o mar muito calmo, practicamente sem ondulação.
Fomos acompanhando a linha de costa na direcção do Cabo Espichel.  Pelo caminho íamos explorando as grutas e reentrâncias das falésias.

Paramos em diversas praias que surgiam ao longo do percurso (três praias, mais exactamente);  pequenas linguas de areia isoladas e de muito difícil acesso, rodeadas por enormes escarpas que pareciam querer desabar sobre nós!

Chegamos á terceira praia quase à hora de almoço. Esta praia tem um nome muito curioso; "Cova da Mijona "!

Tomámos um bom banho e em seguida almoçamos as provisões que levávamos connôsco.
Após um merecido descanso que serviu para recuperar as forças, metemo-nos de novo nos kayaks para fazer o percurso de volta a Sesimbra.

Pelo caminho ainda fizemos mais uma paragem, na ultima praia antes de atingirmos aquela vila. Aproveitamos essa oportunidade para fazer mais ums mergulhos naquele mar verde-esmeralda da Arrabida!

Absolutamente indescritível!  Parecia que estávamos num paraíso tropical!
Só faltavam realmente os coqueiros para a ilusão ser perfeita...

Alguma banhocas depois, lá retomamos a ultima parte do percurso, cheios de pena por termos que abandonar aquela praia fabulosa.

Após várias pagaiadas atingimos o nosso destino, que foi também o ponto de partida;   o porto de Sesimbra


Conclusão:    Foi o primeiro passeio em Kayak de mar que a Obeta fez. E valeu realmente a pena, visto que tivemos a oportunidade de observar paisagens de tirar o folego, tomar banho em praias isoladas e quase desertas e, como sempre, fazer algum desporto ao ar livre!

Participaram neste evento os seguintes Obetistas; Paulo, Paula e António.

 


 Saudações radicais

         Paulo Mazzetti