Caminhada dos duros - Na Serra da Lousã


Data: 9 e 10 de Junho de 2007

Organização:  Obeta - Orlando Lopes

Local: Percurso serrano ligando Lousã a Gois

Descrição:

A Obeta realizou mais uma tradicional "Caminhadas de Duros" - são assim designadas as caminhadas de montanha feitas em autonomia, de grau de dificuldade relativamente exigente e duração de pelo menos 2 dia - desta vez tendo por cenário a bela serra da Lousã.

O percurso, que teve inicio na própria vila da Lousã e termino em Góis foi por diversas ocasiões alterado “in-loco”, quer porque se verificar que os caminhos traçados sobre as cartas topográficas já não existiam no terreno, quer para evitar percursos desinteressantes em alcatrão ou simplesmente porque nos locais existiam novos caminhos, que não constavam das cartas, os quais seguiam na direcção pretendida e eram cenicamente mais bonitos.

No primeiro dia percorreu-se a maior distancia deste evento, num total de 21 km, ligando a vila da Lousã e a aldeia de Agra-Velha, local da pernoita, em plena serra da Lousã.
No 2º dia foram percorridos mais 15 Km, ligando Agra-Velha á Vila de Góis.
Este ultimo percurso, apesar de mais pequeno, acabou por ser tão ou mais exigente que o realizado no dia anterior, fruto de alguns “enganos” na rota tomada bem como das condições climatéricas adversas, visto que contrariamente ao dia anterior, choveu durante quase toda a duração da caminhada.

De qualquer forma todos os presentes estiveram de parabéns por terem revelado um elevado espírito de aventura e dedicação, o qual se manteve inalterado até ao fim dos 36 Km deste duro périplo. Isto apesar do cansaço, apesar do peso transportado e apesar de algumas bonitas bolhas que alguns participantes ostentavam nos pés!

Estejam atentos que em Setembro ou Outubro a Obeta poderá vir a realizar a 2ª parte desta caminhada, unindo Góis á aldeia do Piódão, em plena serra do Açor…

Entretanto vejam toda a informação deste espectacular evento da Lousã nos links seguintes: