Cruzeiro Obeta 2007


Data: 1 de Julho de 2007

Organização:  Obeta - Paulo Mazzetti

Local: Setubal e costa da Arrabida

Descrição:

A Obeta realizou pelo 2º ano consecutivo mais um cruzeiro em veleiro tradicional.
E tal como no ano passado, foi um evento que registou grande participação.
Com partida do porto de Setúbal, o itinerário previa a navegação sempre ao longo da costa em direcção ao cabo Espichel.
Infelizmente uma avaria no motor da embarcação forçou a uma alteração de ultima hora do programa. É que sem força motriz propulsora e incapaz de progredir com suficiente rapidez apenas com o auxílio do velame, fomos forçados a reduzir o itinerário.
Assim, velejamos perto de Troia e entrámos um pouco pelo estuário do Sado. Apesar destes contratempos não deixou de ser um programa interessante pois o dia estava bonito e não faltaram as oportunidades de tomar banho.
Perto da hora de almoço fundeamos junto a uma enseada, não muito longe das ruínas romanas de Tróia.
Nesse local os menos friorentos voltaram de novo ao banho, após o que, já com toda a gente a bordo, se realizou o clássico almoço de cruzeiro.
Como habitualmente todos os participantes trouxeram farnel. A comida era pois farta e variada. Não faltou igualmente a fruta nem os sumos e a cerveja fresquinha.
Após o almoço e um curto período de descanso levantou-se ferro e retomou-se a navegação.
O Mestre da embarcação, o sr. João Barbas, homem muito experiente nestas andanças, navegou á bolina permitindo que o veleiro avançasse contra a direcção do vento apenas com o auxílio das suas velas.
Ao fim da tarde retomámos ao porto de Setúbal, terminando assim esta excelente actividade. E apesar dos contratempos registados, todos os participantes afirmaram ter gostado do evento e muitos manifestaram a intenção de voltar a participar para o ano em mais uma eventual organização.

Veja aqui as fotos deste evento: