Passeio TT na Costa Alentejana e Serra do Cercal


Data de realização: 8 e 9 de Setembro de 2007

Organização:  Obeta

Local:  Vila Nova de Milfontes

Duração aproximada:  2 dias

Motivos de interesse:   Paisagem, praias e falésias da costa alentejana, rio Mira, serra do Cercal

Descrição:

No passado fim-semana de 8 e 9 de Setembro, alguns Obetas foram para o Alentejo convencidos que iriam participar num evento canoístico no rio Mira.

Infelizmente estes planos goraram-se à última da hora porque o fornecedor dos kayaks não cumpriu com os seus compromissos.
Mas como o pessoal é desenrascado logo na hora se concebeu um plano “B”. Visto que alguns dos participantes levavam veículos de Todo o Terreno, nomeadamente o Orlando, o Paulo Mazzetti e o José Guilherme, planeou-se então a realização de um grande passeio TT pela zona, dividido em duas etapas.

A primeira etapa, a cumprir no Sábado, levar-nos-ia a conhecer a costa, seguindo um percurso que começou em Milfontes e que nos levou, sempre que possível, por caminhos nas falésias, até chegar à praia do Carvalhal.

A segunda etapa, cumprida no Domingo, começou com uma visita ás pequenas cascatas existentes na zona das Furnas, junto a Milfontes, estendendo-se posteriormente pelo interior, com um trajecto pela Serra do Cercal e margens do rio Mira.

Pelo meio ainda houve tempo para uns bons banhos de praia bem como para uma caça ao tesouro, perdão, à Cache, feita pelos fanáticos do Geocaching existentes no grupo…

Foi sem dúvida um fim-semana inesquecível, onde a boa disposição e o convívio estiveram sempre presentes.

Acresce que a beleza dos locais e das paisagens visitados ao longo do passeio que se estendeu pelos 2 dias foi igualmente uma grande mais valia e veio confirmar a ideia que o Alentejo é sempre bonito, qualquer que seja a altura do ano em que se visite.

Finalmente uma palavra de apreço para a nossa amiga anfitriã, a Maria de Jesus, que com a sua habitual simpatia mais uma vez colocou a sua casa de Milfontes á disposição do maralhal.

Para o ano haverá mais!
Vejam as fotos e os filmes nos links seguintes: