Caminhada sobre o antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo


Data de Realização:  28 de Outubro 2007

Organização:  Obeta - Paulo Mazzetti

Local:  Antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo

Distancia percorrida:  12 Km

Duração aproximada:  4 horas

Motivos de interesse:  Paisagem alentejana de Montado, o apeadeiro abandonado de Paião, a ponte ferrovária sobre o rio Almansor, a cidade de Montemor-o-Novo

Descrição:

No passado dia 28 de Outubro a Obeta deslocou-se de novo ao Alentejo para realizar mais uma caminhada.
O itinerário escolhido foi o do antigo ramal ferroviário que ligava a estação de Torre da Gadanha (na linha de Évora e Beja) à vila de Motemor-o-Novo.

Muita coisa mudou desde aquele distante dia de 02/09/1909 em que se procedeu á inauguração oficial daquela linha, a qual durante muitos anos teve uma importância decisiva para o escoamento dos produtos agrícolas da região.

Hoje em dia o ramal encontra-se desactivado (foi encerrado em 1987), Montemor-o-Novo é uma cidade e o traçado da antiga linha foi convertido numa espécie de Ecopista, por onde circulam peões e ciclistas.

Com este evento a Obeta inaugura uma nova temporada de passeios a realizar por todo o país e nos quais, caminhando ou ciclando, iremos redescobrir o traçado de antigas linhas e ramais ferroviários, infelizmente hoje em dia já desactivados.

Assim, depois da realização deste passeio irá ser calendarizada a realização de um outro sobre o antigo ramal que ligava Estremoz a Vila Viçosa.

Quanto ao passeio agora realizado podemos dizer que foi um evento bastante agradável.
O piso era bom, liso e quase todo em terra batida, não havendo actualmente qualquer vestígio dos antigos carris e material acessório.
Por outro lado apesar de o percurso apresentar quase sempre uma inclinação ascendente, o grau da mesma era tão reduzido, que se tornava quase imperceptível.
Estes dois factores retiraram qualquer dificuldade a esta caminhada, permitindo que ela fosse acessível a todos os participantes.

Vejam toda a informação detalhada deste espectacular evento nos links seguintes: