Caminhada no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros



Data de Realização:  24 de Maio de 2009

Organização:  Obeta - Paulo Mazzetti

Local:   Alvados, Planalto de Santo António

Grau de dificuldade:  Médio

Extensão aproximada:  15 Km

Duração aproximada:  6 Horas

Desnível máximo:  337 metros (de 250 para 580)

Tipo de passeio:
Circular, com ínicio e fim no polo de Animação - Centro de Actividades de Ar Livre de Alvados

Descrição:
No passado dia 24 de Maio de 2009, a Obeta realizou no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, mais uma caminhada.
Foi um evento bastante concorrido, tendo contado com a participação de mais de 18 pessoas
O itinerário realizado foi em parte o correspondente ao percurso do Castelejo, o qual atravessa a zona Norte do Planalto de Santo António, uma unidade geomorfologica perfeitamente individualizada, limitada a Oeste e na direcção NNE pela falha da Mendiga e no sentido NO-SE, pelas falhas de Alvados/Mira de Aire.
Esta é uma zona de grande interesse natural, quer pela variedade de coberto vegetal que apresenta - matos, olival, carvalhal - quer pelos diferentes aspectos geomorfológicos que assume.

Assim, ao longo do percurso tivemos a possibilidade de ficar a conhecer três formas geologicas importantes:

- Depressão de Alvados: uma bacia de fundo plano, na qual existe a povoação com o mesmo nome, tendo sido convertida ao longo dos séculos em zona agrícola de sequeiro onde o olival tradicional se impõe.

- Costa de Alvados: uma vigorosa escarpa de falha com desníveis que atingem 330 metros em relação ao fundo plano da depressão. Apresenta uma forma bastante rectilínea apenas interrompida junto á sua extremidade NO pela entrada para a Fórnea.

- Fórnea: Uma magnífica estrutura em anfiteatro com cerca de 500 m de diâmetro e 250 m de altura, correspondendo à cabeceira encaixada da ribeira da Fórnea, escavada por esta nos terrenos calcários do jurássico inferior e médio.

De forma a se poder visitar a fornea o itinerário original sofreu algumas alterações, o que aumentou a diatancia total percorrida em mais 3 km.

A caminhada foi no entanto um sucesso e como é habitual nos nossos eventos, no final houve petiscada e bom convívio!

Vejam aqui toda a informação: