Caminhada "GeoCaching" entre a Fonte da telha e a lagoa de Albufeira



Data de Realização:  31 de Maio de 2009

Organização:  Fernando Gonçalves

Local:   Praias e dunas entre a Fonte da Telha e a lagoa de Albufeira

Descrição:

No passado dia 31 de Maio de 2009, o nosso colega Fernando resolveu organizar uma caminhada entre a Fonte da Telha e a lagoa de Albufeira, com o propósito de visitar esta bonita zona do litoral Português, tomar umas banhocas e sobretudo, descobrir umas "caches".

É preciso dizer que o nosso colega é mais um "doente" do desporto conhecido como "Geocaching" no qual, por meio da utilização de um aparelho GPS e algumas pistas fornecidas, se tenta descobrir alguns "tesouros" escondidos (que mais não são do que pequenas caixinhas de plástico contendo um log, uma pequena medalha e alguns objectos sem valor ...
Enfim, uma versão mais sofisticada do jogo da caça ao tesouro que preenchia algumas tardes da nossa infancia!

O que é curioso é que este passatempo tem vindo a granjear cada vez mais adeptos no nosso país. Para isso contribui certamente os locais onde esses "tesouros" estão guardados, normalmente locais pouco acessíveis e de grande beleza.

Assim, mesmo para quem não aprecia muito esta actividade, a possibilidade de participar numa “caçada” significa muitas vezes a oportunidade única de vir a conhecer alguns daqueles locais de grande beleza natural.

E foi o que aconteceu neste evento em que ao grupo dos “irredutíveis” deste desporto (Fernando, Cláudia e Orlando) se juntaram mais alguns curiosos (o autor destas linhas e o Rui) os quais participaram mais pela possibilidade de “poder apreciar a paisagem” do que pelo estímulo da jogabilidade propriamente dita!

A deslocação da Fonte da Telha para a Lagoa de Albufeira foi sempre feita por caminhos de pé posto existentes nas falésias que bordejam esta linha contínua de areal.
O regresso efectuou-se pelo areal.

Vejam aqui as fotos e o mapa do percurso: