Caminhada "Por terras do Deus Endovélico"


Data do evento:   Domingo, 31 Janeiro 2010

Endovelico Local onde se desenrolou:
Alentejo: região de Terena, Alandroal e Redondo, a leste de Évora

Organização:  Obeta - Paulo Mazzetti

Grau de dificuldade:   Médio

Tipo de Percurso:   Fechado, Circular

Distância:   20 km

Duração:   7 horas

Locais de interesse:
Vila de Terena com o seu castelo, Igreja-fortaleza de Nossa Senhora da Boa Nova, Pelourinho do século XVI, Torre do Relógio, Ponte sec XVI, ruínas do Templo do Deus Endovélico no cerro de São Miguel, albufeira de Lucefecit

Descrição:
Este passeio inaugurou a temporada de eventos 2010. Tratou-se de um passeio cujo percurso era circular, com início e fim na vila de Terena, concelho de Alandroal.
O percurso inicial previa um circuito contornando a albufeira da barragem de Lucefecit, até atingir o cerro de São Miguel da Mota, local onde em tempos imemoriais existiu um santuário dedicado ao culto ao deus pagão Endovelicus.

Infelizmente, devido ao volume da água no 2º local previsto para o atravessamento, junto aquele monte, não foi possível passar a ribeira naquele ponto. Assim, tivemos assim que alterar o percurso previsto regressando a Terena por um trajecto paralelo ao tomado para chegar ao monte de São Miguel.
Apesar destes contratempos o passeio correu de forma satisfatória e agradável para todos os participantes.
De realçar a elevada participação registada (16 pessoas) o que vem demonstrar que os eventos organizados pela Obeta começam a ser conhecidos e apreciados.
No final do passeio alguns dos participantes ainda se juntaram para jantar no restaurante "Maria" no Alandroal, onde puderam saborear um bom repasto com petiscos alentejanos!

Mais informação nos links seguintes:




(*):   Fotos tiradas pelo colega Manuel Madeira
Todas as fotos publicadas no Picassa