Caminhada "Louro ao Poleiro"


Data do evento:   Domingo, 7 de Março 2010

Arrábida Local onde se desenrolou:
Serra do Louro, vale do Barrio e Serra de Gaiteiros

Organização:  Obeta

Grau de dificuldade:   Médio

Tipo de Percurso:   Fechado, Circular

Distância:   10 km

Duração:   4 horas e meia

Locais de interesse:
Património arqueológico e natural, paisagem sobre o estuário do Sado, serras do Louro, Arrábida, São Francisco e Gaiteiros

Descrição:
Este percurso pretendeu dar a conhecer Palmela e as serras e vales envolventes.
O percurso iniciou-se na serra do Louro, junto a Palmela. Fomos percorrendo o caminho que segue pelo topo da serra e acompanha os moinhos.
Enquanto caminhávamos pudemos contemplar a magnífica paisagem que se estende para Sul sobre o estuário do Sado e as serras de São Luís e da Arrábida, e para Norte, sobre o estuário do Tejo
Atingidos os últimos moinhos, cortamos então para a esquerda, descendo a serra em direcção ao vale de Barrio. Passamos pelo Casal da Serra, e retomamos a ascensão, desta vez para a serra que fica em frente à do Louro; a serra dos Gaiteiros.
Nesta serra percorremos o trilho que segue em direcção às antenas, o seu ponto mais alto. Mas antes de lá chegar tomámos um trilho que desce a serra pela sua vertente oriental e dá comunicação com a estrada da Calçadinha. A partir desta via chegamos então ao castelo de Palmela.
Para terminar em grande este passeio e fazer jus ao seu nome, ainda visitamos aquele magnifico castelo, tendo a oportunidade de admirar a deslumbrante vista que ele proporciona.
Quanto ao tempo, apesar de se ter apresentado quase sempre nublado, não proporcionou chuva, o que permitiu aos participantes terminarem sequinhos esta bela passeata!

Mais informação nos links seguintes:




Todas as fotos publicadas no Picassa