Caminhada: Descida ao forte da Baralha - Cabo Espichel


Passeio Data do evento:   Sábado, 22 Maio 2010

Local onde se desenrolou:
Zona do Cabo Espichel

Organização:   Obeta - Paulo Mazzetti

Grau de dificuldade:   Médio

Tipo de Percurso:  Fechado, Circular

Distância:   6,5 km aproximadamente

Duração:  4 a 5 horas (incluiu paragem para o almoço e banhos)

Locais de interesse:
O cabo Espichel, chã dos Nevegantes, falésias, forte da Baralha

Descrição:

Um bonito passeio que se iniciou junto ao santuário do Cabo Espichel, de onde seguimos em direcção às falésias do cabo, pelo farol, iniciando então a descida em direcção ao forte da Baralha.
Passeio Pelo caminho ainda fizemos um pequeno desvio para ir visitar a grande gruta existente no local denominado Chã dos Navegantes.
Já junto ao forte, houve quem se aventurasse a tomar umas banhocas! Após este pequeno episódio seguiu-se o almoço feito com o farnel que cada um levava.

De referir que o Forte da Barralha foi uma estrutura militar que protegia a costa portuguesa naquela zona. Foi mandado construir no reinado de D. Afonso VI, na 2ª metade do sec. XVII.
Desempenhou importante papel aquando do período das invasões francesas, tendo sido alvo de ataques navais pela frota francesa(ainda hoje no local se pode observar nas rochas as marcas de diversos impactos de balas de canhão!). Actualmente encontra-se infelizmente votado ao abandono e á ruina ( ver mais informação na Wikipedia).

Após o almoço iniciamos então o caminho de regresso, seguindo o trilho que contorna o forte e sobe a encosta em direcção de novo ao santuário.
Foram sem duvida umas horas bem passadas num dos mais belos troços da costa portuguesa!

Mais informação nos links seguintes: