Passeio BTT por terras de Monfurado


Data de Realização:  Sábado, 19 de Março de 2011
Percurso BTT de Monfurado
Organização:  Obeta - Paulo Mazzetti

Local:  
Alentejo: Região entre Guadalupe, Valverde, S.Sebastião da Giesteira, N.Srª Boa Fé

Grau de dificuldade:  Médio

Extensão aproximada:  
30 km aproximadamente

Duração aproximada:  5 H

Tipo de passeio:
Fechado, circular, com inicio em fim em Guadalupe.

Motivos de interesse:
Menir e Cromeleque dos Almendres, Albufeira de Nossa Senhora da Tourega, estação arqueológica da villa romana de Tourega.

Descrição:
Foi um percurso de BTT realizado numa das mais belas regiões da planície Alentejana, a chamada zona de percursos ambientais, que fica situada a Oeste de Évora.
O percurso desenrolou-se em itinerário circular, tendo início e fim na bonita vila de Guadalupe.
Foi um passeio que teve bastante adesão tendo os participantes constituído um grupo relativamente numeroso e bem disposto.
Um dos grandes atractivos do itinerário deste passeio era o facto de irmos passar ao lado de diversos monumentos megalíticos. E de facto assim aconteceu logo no início do passeio, tendo começado por visitar o menir e o cromeleque de Almendres.
No programa seguia-se então uma visita ao castro do castelo do Giraldo e para lá chegar tivemos de percorrer diversos estradões e caminhos rurais, por meio dos campos verdejantes e já floridos a anunciar a chegada da Primavera.
Infelizmente, devido á desactualização das cartas topográficas da zona, que usamos para nos orientarmos, acabamos por nos perder algumas vezes, não tendo conseguido dar com aquele local.
Percurso BTT de Monfurado Felizmente, que depois de alcançarmos a aldeia de Valverde, os caminhos melhoraram substancialmente e foi então possivel realizar o resto do itinerário previsto, nomeadamente a passagem na lindíssima albufeira da N. Srª.da Tourega.

Nesse mesmo local tivemos então a oportunidade de visitar outro marco histórico; a estação arqueológica da villa romana de Tourega.

Subindo depois para norte atingimos Guadalupe já ao anoitecer, fechando assim o ciclo.
Após a arrumação do material nos veículos ainda formos petiscar a fim de recuperar as energias dispendidas no passeio!

Mais informação nos links seguintes: