Canoagem:  Dornes, rio Zêzere


Percurso Canoagem em Dornes Data do evento:   Domingo, 5 de Junho 2011

Organização:  Obeta

Tipo de Evento:  Canoagem

Local onde se desenrolou:
Dornes, Ferreira do Zêzere

Grau de dificuldade:  Fácil

Duração:  3 a 4 horas

Distância Percorrida:  10 km aproximadamente (5 km para cada lado)

Descrição:
No passado domingo, 5 de Junho, resolvemos meter os kayaks nos carros e rumar a Dornes para fazer uma passeata no Zêzere.
O dia tinha começado muito bem, com um céu esplendoroso. Quando chegamos o calor até apertava bastante. Depois de enchermos os kayaks e colocarmos a bagagem fizemo-nos então ao rio, seguindo para Norte em direcção á barragem da Boucã.
Canoagem em Dornes
Depois de alguns quilómetros a pagaiar resolvemos picnicar nas margens, perto do Cabeço da Pena. Mas antes ainda tomamos umas banhocas nas águas convidativas do rio, que apresentavam uma maravilhosa cor de esmeralda.

O almoço propriamente dito foi feito com base no que levávamos a bordo; sandes, fruta, barras energéticas e àgua. Simples e frugral!

Refeição tomada, retomamos o percurso fazendo mais 1,5 km aproximadamente, até chegarmos á aldeia da Várzea de Pedro Mouro.
Nesta altura o tempo já tinha mudado consideravelmente e o céu apresentava-se carregado e de cor cinzenta escura.
Não tardou muito que efectivamente começássemos a ouvir os sons característicos da trovoada, ribombando pelos montes em redor do rio.
Temendo a ocorrência de uma forte chuvada resolvemos então não continuar mais para a frente e regressar a Dornes. Foi o que fizemos.
Felizmente que a chuva não passou de uma ameaça e conseguimos chegar à vila sem uma gota de água em cima do corpo.

E ficou assim concluído mais um evento numa região particularmente aprazível do centro do país.
Contamos para breve organizar uma autonomia durante um fim-de-semana, para explorar melhor os meandros e as pequenas enseadas deste bonito rio.

Vejam aqui as fotos deste evento: