Caminhadas no Parque natural da Serra de São Mamede

Data do evento:   19 e 20 de Novembro 2011

Organização:  Obeta

Tipo de Evento:  Caminhadas

Local onde se desenrolou:
Parque Natural da Serra de São Mamede, Portalegre

Grau de dificuldade:  Fácil

Tipos de Programa
Fim-de-Semana de caminhadas

Descrição:
O parque Natural da Serra de São Mamede cobre 31.750 hectares, estendendo-se pela serra homónima, abrangendo partes dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre e fazendo fronteira com Espanha.
O parque possui cinco percursos homologados; Carreiras, Esperança, Galegos, Marvão e Reguengo, que se desenrolam perto das localidades que têm aquela designação.

No inicio do ano já tinhamos realizado três deste percursos; Marvão, Carreiras e Galegos
(ver Caminhadas no P.N. Serra de São Mamede).
Faltava-nos ainda fazer os percursos de Reguengo e Esperança, que guardamos para mais tarde. E foi no fim de semana de 19 e 20 de Novembro que decidimos avançar para a concretização dos mesmos.
Este evento teve uma adesão razoável, tendo participado 13 pessoas, entre amigos e conhecidos. Como base de operações usamos uma casa-abrigo que nos foi disponibilizada pela junta de Freguesia de Esperança e que excedeu em muito as nossas expectativas devido ao nível de qualidade e conforto da mesma.
A casa em si resultou de um projecto de adaptação de uma antiga escola primária. Para além de apresentar todas as comodidades de uma casa normal, ainda possuía ar condicionado e lareira!
Uma surpresa deveras agradável para quem está habituado ás velhas, húmidas e bafientas casas de cantoneiro do tempo do estado novo, existentes no Gerês e noutros parques e que em vários casos, nem electricidade possuem!

O primeiro passeio previsto, o percurso de Reguengo, efectuámo-lo no Sábado, 19 de Novembro. Revelou-se um percurso fácil, com a extensão de 10 km, que passa por diversas zonas de bosque de castanheiros e carvalhos, que agora no Outono apresentam belos cambiantes de castanhos e dourados na folhagem.
As escarpas quartzíticas da Feiteirinha e a Quinta da Lameira foram outros pontos interessantes de passagem.

Como este passeio terminou relativamente cedo ainda houve tempo para uma visita por Portalegre e Alegrete, após o que efectuamos compras de alimentos e bebidas para o jantar, tendo realizado com elas um belo repasto na casa-abrigo.

Após o jantar algumas pessoas ainda tiveram vontade e energia para efectuar mais um pequeno passeio pelos arredores, tendo aproveitado a oportunidade para dar um pequeno "pulo" a Espanha, que ficava mesmo ali ao lado.
Pelo menos deu para tirar uma foto junto ao cartaz indicativo..



O 2º percurso previsto, o de Esperança, efectuou-se no dia seguinte; Domingo, 20 de Novembro. O ponto de partida e de chegada para esta 2ª caminhada foi a própria casa-abrigo, já que o percurso passava mesmo ao lado dela. Assim bastou sairmos para a rua para começarmos logo a caminhar!

Este percurso igualmente interessante apresenta uma extensão total de 16 km e passa por diversas zonas de montado e pelo meio de algumas bonitas aldeias alentejanas, como as Hortas (de Baixo e de Cima).
Para além disso permite observar algumas pinturas rupestres com vários milhares de anos desenhadas sobre a reentrância de um penhasco situado junto ao caminho.

O passeio terminou, tal como começou, junto á casa-abrigo onde estávamos alojados.
Bastou ao pessoal á chegada tomar um banho rápido, mudar de roupa e pegar nas malas para iniciar de imediato o regresso a casa.
E foi desta forma que terminou mais um fim-de-semana de caminhadas, onde o contacto com a natureza, a boa disposição e o convívio reinaram.

Algumas fotos do percurso:

Mais fotografias e filme (publicadas no Picassa e YouTube):


(*)    Fotos de Paulo Mazzetti e Ricardo Tomé
(**)  Filme feito por Paulo Alves


Outros links:

Percurso dos Reguengo Percurso da Esperança Mapa do Parque
Percurso de Reguengo
Extensão de 10 km,
Duração de 3,5 horas,
Grau de dificuldade médio baixo,
Pontos assinalados: Igreja Paroquial, Quinta da Relva em Reguengo, área de pecuária, zona de montado e bosques de castanheiros e carvalhos, escarpas quartzíticas da Feiteirinha e Quinta da Lameira.
Percurso da Esperança
Extensão de 16 km,
Duração de 4,5 horas
Grau de dificuldade médio,
Pontos assinalados: Igreja de Nossa Senhora da Esperança e Lapa dos Gaviões (pinturas rupestres).
Mapa Parque Natural da Serra São Mamede