Pedestre: Rota dos moinhos, Batalha

Passeio Data do evento:
Domingo, 16 de Dezembro de 2012

Local onde se desenrolou:
São Mamede, Batalha

Organização:   Obeta - Paulo Mazzetti

Grau de dificuldade:   Fácil

Tipo de Percurso:
Circular, com inicio e fim na aldeia de Crespos

Distância:  7 km aproximadamente

Duração:  3 horas aproximadamente (ritmo de passeio)

Locais de interesse:
Percurso pela freguesia de São Mamede, permitindo um contacto com a história local, nomeadamente com as actividades agrícolas e com a moagem dos cereais a que os habitantes se dedicaram no passado.
Podem observar-se diversos moinhos que no passado foram usados pelos habitantes das aldeias de Pia do Urso, Crespos e Casais.
Na aldeia de Pia do Urso é possivel visitar o primeiro ecoparque sensorial nacional, construido especialmente a pensar nos invisuais.
Também naquela aldeia é possivel observar algumas habitações típicas, construídas com os dois materiais principais da região: pedra e madeira.

Descrição:
Para o ultimo evento do ano 2012 deslocamo-nos ao concelho da Batalha para realizar um pequeno percurso pedestre, a rota dos moinhos, na freguesia de São Mamede.

Este pequeno percurso não apresentou qualquer dificuldade de maior.   A observação de alguns moinhos tradicionais em madeira e granito e a visita ao ecoparque de Pia do Urso constituíram alguns dos pontos mais interessantes neste passeio.

O tempo, apesar de ter estado sempre nebulado, até poupou os caminhantes a grandes bátegas de água. Com efeito, apenas a meio do passeio se fez sentir um pequeno aguaceiro.

No final e para comemorar mais um ano de actividades houve almoço de confraternização entre todos os participantes.

Algumas fotos do evento:


Mais informação nos links seguintes:



Todas as fotos publicadas no Picassa.