Caminhada: Percurso do vale do Picheleiros na Arrábida


Data do evento:   Domingo, 14 de Abril

Local onde se desenrolou:  
Vila Fresca de Azeitão, Arrábida

Organização:   Paulo Mazzetti

Grau de dificuldade:  Fácil

Tipo de Percurso:  
Circular, com inicio e fim em Vila Fresca de Azeitão

Distância:  12 km aproximadamente

Duração:  4 horas
Percurso
Pontos de Interesse:  
Panorâmica para sul (moinho do Cuco) e áreas agro-florestais.
Aldeia de Irmãos – Chafariz de Oleiros (séc. XVIII).

Descrição:
No Domingo, 14 de Abril aproveitamos o bom tempo para realizar uma caminhada na serra da Arrábida. O percurso escolhido foi o do vale de Picheleiros, um dos percursos marcados no terreno pela administração do parque.
Um céu azul fabuloso e uma ligeira brisa fresca que temperava o calor que se fez sentir criaram as condições ideais para um excelente passeio.
Pena foi o facto de se notar já a falta de manutenção das marcas do percurso (muitas delas já quase invisíveis) bem como a continuada e reiterada impunidade com que vários proprietários, ao arrepio de todas as leis, procedem á marcação abusiva de terrenos.
É que, para além de cada vez se ver mais mansões de luxo erigidas em zonas onde supostamente a construção devia estar proibida, ou pelo menos severamente limitada, também se verifica que muitos proprietários instalam vedações e muros ilegais, que impedem a circulação por caminhos ancestrais, que sempre foram públicos!
E a falta de vergonha e descaramento é tanta que há situações em que se chega mesmo a vedar o acesso em caminhos que constituem percursos pedestres marcados no terreno, como é o caso deste!
Uma realidade que só quem não quer ver é que pode ignorar, neste país onde há leis para quase tudo mas que muitas vezes são ignoradas ou não cumpridas por falta de mecanismos de fiscalização.
O que é sem duvida muito conivente para quem pretende fazer da Arrábida um condomínio fechado...


Algumas fotos do evento:


Mais informação sobre este evento: