Caminhada: Percurso pedestre da mata do Cerejal


Data do evento:   Sábado, 16 de Novembro

Local onde se desenrolou:  
Alcanadas, concelho de Batalha

Organização:   Paulo Mazzetti

Grau de dificuldade:  Fácil

Tipo de Percurso:  
Circular, com inicio e fim junto á Capela de São Mateus, Alcanadas

Folheto do Percurso Distância:  9,5 km

Duração:  3 horas aproximadamente

Pontos de Interesse:  
Aldeia de Alcanadas, a mata do Cerejal, zona inserida na Rede Natura 2000, que possui arvores muito antigas e de grande porte, a entrada da Mina de Carvão das Barrogeiras, já inactiva, os Polvarinhos, locais onde se armazenava a pólvora utilizada na actividade mineira e o monumento á arca de Noé, local onde segundo a lenda popular aquela arca teria encalhado.

Descrição:
Percurso que permite a conhecer a bonita mata do Cerejal, situada na freguesia de Alcanadas, no concelho da batalha.
O trilho, identificado como PR1 - Mata do Cerejal, atravessa aquela zona florestal e tem como ponto de partida e chegada aquela aldeia. Apresenta paisagens diversificadas e está bem sinalizado (pelo menos na altura em que o fizemos).
Para além daquela mata, o trilho também passa junto a outros pontos de relativo interesse, tais como a entrada para as antigas minas de carvão das Barrogeiras e um local lendário onde supostamente a arca de Noé terá aportado(!)
No dia em que fizemos o passeio o tempo estava bonito e bastante soalheiro e as cores Outonais, que revestiam as folhas das arvores e arbustos, conferiam um traço de beleza bucólica á paisagem.    Esta estação constitui assim uma boa altura para a realização deste passeio.

Algumas fotos do evento:


Mais informação sobre este evento: