Pedestre, Alentejo: Caminhada entre Valverde e a albufeira da Tourega


Data do evento:   Domingo, 8 de Fevereiro de 2015

Local onde se desenrolou:
Alentejo; entre Valverde e a albufeira de Tourega

Organização:   Alcáçovas Outdoor Trails

Tipo de Percurso:  
Circular, por caminhos rurais e estradas secundárias

Grau de dificuldade:  Fácil
Percurso
                  Percurso

Distancia:  16 km

Duração:  5 horas aproximadamente

Pontos de interesse no percurso:
Aldeia de Valverde, Anta do Zambujeiro, Castelo do Geraldo e Barragem da Tourega

Descrição:
No bonito, soalheiro, mas muito friorento, Domingo de 8 de Fevereiro, juntamo-nos aos amigos do projecto "Alcáçovas Outdoor Trails" para efectuarmos uma bela caminhada no Alentejo, mais precisamente entre Valverde, o Castelo de Giraldo e a albufeira da Tourega.
Apesar de o passeio se ter iniciado de manhã com uma temperatura muito baixa não faltaram participantes! Começamos por visitar a Anta do Zambujeiro, após o que nos dirigimos para o Castelo do Geraldo, o ponto com a quota mais alta deste passeio.
Daquele local foi possível desfrutar de uma bela vista, que incluía a aldeia de Valverde, a represa da Tourega e todos os montes e planícies circundantes.
Descendo o monte caminhamos então em direção á represa, com o objectivo de circundar o respectivo plano de água, o qual apresenta um perímetro de aproximadamente 8 km. Como existe um estradão de terra que contorna o lago, a tarefa não se revelou difícil.
Junto á capela da Nª. Senhora da Tourega paramos para almoçar e em seguida visitamos a estação arqueológica romana existente junto á margem da albufeira.
Seguimos depois o caminho que permitiu regressar a Valverde, fechando o percurso.
De referir que apesar da baixa temperatura, o tempo esteve óptimo para caminhar:
- O céu manteve ao longo do dia um azul sempre glorioso e a luz solar banhava tudo com uma claridade cristalina típica de um dia de Inverno.
Enfim, foi um belíssimo dia que os participantes aproveitaram bem para usufruir do contacto com a Natureza e os grandes espaços...


Algumas fotos do evento:

Mais informação sobre este evento: