Serra da Estrela:  ASESTRELA 2015 - Encontro com a Montanha


Data do evento:   14 e 15 de Fevereiro (Sábado e Domingo)

Local onde se desenrolou:
Serra da Estrela; entre Manteigas, vale do Zêzere e Penhas Douradas

Organização:   ASE - Associação Cultural dos amigos da Serra da Estrela

Tipo de Percursos efectuados:  
Lineares, por caminhos rurais e trilhos de alta montanha

Descrição:
Realizou-se mais um encontro invernal de montanha, organizado pela Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), como acontece habitualmente todos os anos, pela altura do Carnaval.
No âmbito do programa organizado este ano pela associação estavam planeadas duas caminhadas:

- A primeira, realizada no Sábado, de grau mais difícil por implicar um desnível superior a 1000 metros, permitiu levar os participantes desde a vila de Manteigas até a um refúgio situado nas Penhas Douradas, onde jantaram e ficaram a pernoitar.
A partida efectuou-se de manhã e o desnível a vencer nesta caminhada foi significativo, já que se começou a uma altitude de aproximadamente 750 m para se vir a atingir os 1700 m, perto da Nave da Mestra, tendo terminado finalmente aos 1500 m nas Penhas Douradas, já ao final do dia:

Foi uma caminhada com características de alta-montanha, onde não faltou sequer a neve, a qual dificultou bastante a progressão aos participantes.
Mas no final todos chegaram bem ao refugio, onde a mudança de roupa, uma refeição quente e a perspectiva de uma boa noite de sono reparador fizeram milagres pelo moral dos participantes...

- A segunda caminhada, efectuada no Domingo, trouxe os participantes do refugio de regresso a Manteigas, mas usando um percurso distinto.
Esta foi já uma caminhada relativamente fácil, feita predominantemente a descer, como se poderá avaliar pelo respectivo gráfico da altimetria:

Tendo começado por volta das 10.00 h os participantes chegaram a Manteigas por volta da hora de almoço. Aproveitaram então uma visita livre à Feira Mostra de Manteigas que se desenrolava no local, para saborear diversos petiscos regionais.
E desta forma se preencheram dois dias muito bem passados, onde o convívio e a aventura na montanha tiveram grande destaque.


Algumas fotos do evento:

Mais informação sobre este evento: