Pedestre, Alentejo: Percurso do aqueduto das águas de Prata


Data do evento:   Domingo, 19 de Abril de 2015

Local onde se desenrolou:
Alentejo; a Noroeste de Évora

Organização:   Paulo Mazzetti, segundo percurso da Alcáçovas Outdoor Trails

Tipo de Percurso:  
Circular, por caminhos rurais e estradas secundárias

Grau de dificuldade:  Fácil

Distancia:  18 km

Duração:  5 horas aproximadamente

Pontos de interesse no percurso:
A obra do aqueduto em si. O campo alentejano, que nesta altura do ano - Primavera - está atapetado de flores silvestres de variadas cores.

Descrição:
O Aqueduto da Água de Prata é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista (séc. XVI) construída com o objectivo de abastecer a cidade de Évora com água.
Percurso Construído entre 1533 e 1537, no reinado de D. João III, o aqueduto possibilitou o transporte de água desde nascentes situadas na Graça do Divor até à cidade de Évora, percorrendo uma distância de cerca de 18 Km.
O aqueduto é parte integrante do Centro Histórico da cidade e está incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Para conhecer tão interessante obra de engenharia realizamos no passado dia 19 de Abril um passeio pedestre que nos levou a descobrir o aqueduto mas também a admirar o campo circundante, que nesta altura do ano está atapetado de flores silvestres de variadas cores.
No final realizamos o clássico petisco, que desta vez foi num cafezinho típico á entrada de Évora. O autor destas linhas assevera que os caracois estavam muito bons...

Algumas fotos do evento:

Mais informação sobre este evento: