Pedestre:  Á descoberta das aldeias Históricas da Beira-Baixa

Data do evento:   25 e 26 de Abril (Sábado e Domingo)

Local onde se desenrolou:
Beira-Baixa; aldeias de Monsanto, Penha-Garcia e Idanha-a-Velha

Organização:   Paulo

Tipo de evento:
Caminhadas e passeios culturais

Descrição:
Neste evento propusemo-nos realizar algumas caminhadas na Beira-Baixa, na região das aldeias de Monsanto, Penha-Garcia e Idanha-a-Velha. Estas são aldeias antigas, ricas em Património Histórico e inseridas numa paisagem de grande beleza e serenidade.
O objectivo foi ficar a conhecer bem estes locais, bem como a paisagem envolvente, o que foi plenamente conseguido.
Assim no 1º dia, Sábado, começamos por visitar durante a manhã Monsanto, aldeia onde ficamos instalados. Para além de passearmos pelo interior do seu casario subimos também ao monte para visitar o seu castelo.
Para este percurso seguimos aproximadamente o trilho local homologado, PR5 - Rotas dos Barrocais.

Depois do almoço saímos de Monsanto para caminhar em direção a Idanha-a-Velha, outra aldeia histórica, notável pelo conjunto de ruínas que conserva de origem romana e visigótica. O percurso a realizar fazia parte da grande rota GRD - Travessia do Concelho de Idanha-a-Nova, a qual liga Penha-Garcia á barragem de Idanha.
Realizamos apenas o troço compreendido entre Monsanto e Idanha-a-Velha, numa extensão aproximada de 9 km.
Á chegada, ao fim da tarde, já tínhamos alguns dos nossos carros á espera porque, antes de iniciarmos o percurso pedestre, tivemos o cuidado de deixar algumas viaturas no local, a fim de facilitar o regresso.

No 2º dia, Domingo, fomos visitar de manhã Penha-Garcia. Esta localidade possui vários pontos de interesse, tais como um rico património geológico, um conjunto muito interessante de moinhos de água que foram recentemente recuperados e a albufeira que represa as águas do rio Ponsul.
Para ficarmos a conhecer todos aqueles locais fizemos então o percurso pedestre local conhecido como
PR3 - Rota dos Fósseis, que passa naqueles sítios.

Depois do almoço regressamos novamente Idanha-a-Velha para visitar desta vez o interior da aldeia e os seus principais locais, tais como a antiga Sé e o lagar de varas, que tinham ficado por ver após o passeio realizado na véspera.

Com esta visita ficou concluído o programa de actividades previsto para o fim-de-semana. No entanto ainda foi possível a alguns dos participantes visitar a albufeira da barragem de Idanha no caminho de regresso a casa. O local de grande beleza, justificava perfeitamente a realização de um pequeno desvio.

Algumas fotos do evento:

Mais informação sobre este evento:

Todas as fotos publicadas no Picassa.

Percursos realizados:

PR5 - Rotas dos Barrocais
Tipo Percurso:Circular
Local de Partida e Chegada:Monsanto
Distancia:4,5 km
Duração:2 horas
Desnível:Acentuado
Grau de Dificuldade:Médio
Pontos de Interesse:Aldeia de Monsanto, Castelo, Capela de Santa Maria, Capela de S.Pedro de Vir-a-Corça
Folheto do Percurso
GRD - Travessia do Concelho de Idanha-a-Nova:
            (Apenas foi feito o troço compreendido entre Monsanto e Idanha-a-Velha)

Tipo Percurso:Linear
Local de Partida:Monsanto
Local de Chegada:Idanha-Velha
Distancia:9 km
Duração:3 horas
Desnível:605 m
Grau de Dificuldade:Fácil
Pontos de Interesse:Paisagem, Capela da Sr.ª da Azenha, Ponte Romana, Catedral Visigótica, lagar de varas, Necropole Romana em Idanha
Percurso

Duração:1 hora
Desnível:Pouco acentuado
Grau de Dificuldade:Fácil
Pontos de Interesse:Arquitectura tradicional, paisagem ampla, arribas que envolvem o vale do rio Ponsúl, ricas em fósseis do Paleozóico, moinhos de rodizio, piscina fluvial