Pedestre:   Sintra, 
Percursos mágicos no Monte da Lua


Data do evento:  Sábado, 19 de Dezembro de 2015

Local onde se desenrolou:  
Serra de Sintra, entre a barragem do rio da Mula e os Capuchos

Organização:  Obeta:  Paulo Mazzetti

Tipo de Percurso:  
Circular, por caminhos florestais

Grau de dificuldade:   Fácil

Distancia:  Aproximadamente 15 km

Duração:  Entre 4 e 5 Horas

Local de partida e chegada:  Junto ao paredão da barragem do rio da Mula

Pontos de interesse no percurso:
Albufeira da barragem, caminhos florestais, Convento dos Capuchos, monumento pré-historico do Tholos do Monge, Miradouro da Pedra Amarela

Descrição:
Para último evento do ano de 2015 organizamos um passeio na Serra de Sintra, local onde já não fazíamos nenhuma actividade há algum tempo.
O percurso escolhido teve como ponto de partida e chegada a barragem do rio da Mula, não muito longe da Penha Longa e levou-nos por caminhos florestais sempre a subir a Serra, Percurso no Wikiloc
             Percurso no Wikiloc
passando pelos Capuchos, até chegarmos ao miradouro da Pedra Amarela.
Naquele local é possível observar uma ampla paisagem, que vai desde o Guincho até á entrada na barra do Tejo. Mas infelizmente na altura o tempo estava bastante ventoso e nublado, o que nos impediu de usufruir convenientemente da vista.
Pelo caminho ainda passamos junto ao monumento pré-histórico do tholos do Monge, erigido no período Calcolítico (2500/1500 ac) e reutilizado posteriormente na Idade do Bronze (1800/800 a. C.).
No final ainda houve disponibilidade para se fazer um pequeno petisco, como é aliás nosso hábito, o qual decorreu num café-restaurante na Malveira da Serra.
E desta forma se fechou a agenda de actividades de 2015.
Neste ano que agora termina, organizamos, ou participamos, de dezassete actividades, uma média de quase 1,5 eventos por mês.

Algumas fotos do evento:


Mais informação sobre este evento: