Trilho Pedestre do Cabo da Roca ao Guincho

Percurso:
Âmbito do PercursoPaisagístico / Ecológico / Natural
Entidade que o ImplementouO percurso seguido não é uma pista homolgada, antes aproveita um conjunto de trilhos usados pelos pescadores
Tipo de PercursoMédia Rota - Linear
Distancia aproximada15 Km
Duração7 a 8 Horas
Grau de dificuldadeAlto
Local da realizaçãoCascais, Sintra
AcessoA partir de Cascais ou Sintra:
seguir a estrada N247 na direcção de Azoia. Perto de Azoia tomar o desvio que indica cabo da Roca e seguir sempre nessa estrada, até chegar ao cabo.
Pontos de InteressePaisagem protegida do parque natural Sintra-Cascais, falésias, mar
Cota Mínima Atingida0-25 m (Guincho)
Cota Máxima Atingida100 m (Junto ao cabo da Roca)
Fotos de Locais:
Farol do Cabo da Roca
O trilho acompanha a linha de falesias
 
 
 
 
 
O Guincho ao fundo

Descrição

Rota linear que aproveita pequenos trilhos de pescadores abertos sobre a linha das falesias
Este não é um passeio fácil visto que a costa nesta zona é muito acidentada apresentando inúmeros e grandes desníveis devido ás várias linhas de água existentes.
O esforço físico necessário para as vencer não é pequeno e ao fim de algumas horas de sobe-e-desce ininterrupto os joelhos e os tornozelos já se começam a queixar...
Os trilhos também são muito estreitos e exigem sempre a máxima atenção porque em muitos locais o terreno é bastante escorregadio, o que poderá resultar numa queda com consequências fatais, se não se caminhar com a devida atenção.
Por estes motivos a progressão faz-se muito lentamente e recomenda-se sempre aos caminhantes muita prudência e atenção ao terreno.
Apesar de tudo, o esforço investido é compensado pela soberba beleza da paisagem - a qual é especialmente evidente se o passeio for feito num bonito dia de sol de temperatura amena.
Por questões de segurança recomenda-se que este passeio seja feito em grupo.