Ultimos eventos realizados:

25 de Março(Sábado):

Pedestre:  Caminhada na mata das virtudes, Azambuja

No passado Sábado, 25 de Março e por iniciativa do nosso colega José Lopes, realizamos uma pequena caminhada na mata das Virtudes, no concelho da Azambuja.
Esta mata tem origem no célebre "Pinhal de Azambuja", classificado pela sua importância natural e que acolhe um leque de espécies arbóreas considerável.
Foi plantada por ordem de El Rei D. Dinis, diz-se como ensaio do pinhal de Leiria, tendo assumido na história papel importante, já que ofereceu madeira para as naus dos descobrimentos e mais tarde, as estacas que vieram a suportar os edifícios da baixa pombalina.
O passeio cobriu uma distância de aproximadamente 10 km, tendo-se iniciado e finalizado junto à estação ferroviária da Azambuja.
A primeira parte do percurso foi feita por um largo estradão que liga a referida estação à mata e que não tem na realidade grande interesse. Mas rapidamente nos embrenhamos na floresta e o percurso passou a ser feito por pequenos trilhos rodeados de arbustos e arvores, que aqui e ali davam acesso a pequenas clareiras.
No ar fazia-se sentir o odor das flores silvestres e por todo o lado se ouvia o chilrear primaveril dos pássaros. Sem dúvida, um bonito local!

29 de Janeiro(Domingo):

Pedestre:  PR1 Azambuja: Caminhada pelas "Terras de Pão"

Para primeira caminhada do ano escolhemos Maçussa, uma pequena freguesia no conçelho da Azambuja. O percurso selecionado foi o PR1_AZB, marcado no terreno pela FCMP.
Não sendo um percurso com paisagens de encher o olho não deixou mesmo assim de ser agradável. O tempo esse é que estava de chuva. Apesar disso apenas tivemos uma ou outra ocasião com aguaceiros, tendo grande parte do passeio decorrido sem queda de água...
Mais informação ->